Preencha esse cadastro, para receber informações de promoções e Atualizações do meu site.

Nome:
Cidade:
Estado:
E-mail:
Enviar

click no patrocinador
para assistir o comercial
ou acessar o link!!!











 

Fórmula Truck
palheta da direita.

 

 

História da Fórmula Truck

  Autódromo José Carlos Pace, Interlagos-São Paulo, tarde de janeiro de 1994. Aurélio Batista Félix, um carreteiro da cidade de Santos falava para várias pessoas, entre interessados e curiosos, sobre seus planos de fazer corridas de caminhões no Brasil.Vestido em um macacão de piloto ele mostrava o seu Fórmula Truck(nem tão fórmula assim, se comparado com os atuais). Tratava-se do único caminhão de corrida no Brasil e a meta era reunir outras pessoas interessadas na sua idéia para tornar realidade um sonho que tinha começado sete anos antes, no autódromo de Cascavel, no extremo Oeste do Paraná.

  Aquele rapaz de óculos caídos sobre o nariz, tropeçando no dicionário (afinal seu nome é Aurélio "e por isso ele pode'', como ele mesmo já disse em público, num momento de descontração) sabia muito bem o que estava fazendo. Além da simplicidade de um motorista de caminhão ele era também um profundo conhecedor de caminhão. Estas qualidades tiveram grande importância na construção da maior e mais popular categoria do continente, a Fórmula Truck.

  Durante todo o ano de 1994, Aurélio e um pequeno grupo de simpatizantes à realização de corridas de caminhão trabalharam para colocar em prática o projeto. No início de 1995, a Associação Nacional de Pilotos e Motoristas de Caminhão(ANPM), fundada por Aurélio, iria realizar quatro corridas de apresentação.

  A primeira aconteceu em Cascavel, em abril de 1995. Seis caminhões fizeram o show na pista, além de outros três que permaneceram apenas em exposição. Mais de 20 mil torcedores foram ver de perto a categoria (ainda não homologada pela CBA) que estava nascendo. E lá estava Aurélio participando da prova com seu caminhão Volvo número 5 que ele havia levado a Interlagos pouco mais de um ano antes. Renato Martins, Macarrão e Gilberto Hidalgo, que até hoje competem na categoria, também estavam no grid de largada.

  O ano de 1996 começou com muitas novidades. A mais importante delas era o fato de que a categoria já iniciava a temporada devidamente homologada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Dispunha de regulamentos técnico e desportivo e abriu o campeonato de caminhões em 28 de abril de 1996, no autódromo de Guaporé/RS.

  Neste ponto começava a história oficial da Fórmula Truck nas pistas brasileiras, com 13 caminhões alinhados formando o grid. Os pilotos eram carreteiros autônomos, empresários de autopeças de caminhões e transportadores rodoviários de cargas. Dois capotamentos durante os treinos, - em um período de tempo inferior a 15 minutos e no mesmo ponto da pista marcaram o início da trajetória da categoria criada pelo rapaz da cidade de Santos.

  A pontuação, segundo o regulamento desportivo, era idêntica a que era utilizada na F-1 na época: 10 pontos para o vencedor; 6 para o segundo; 4 para o terceiro; 3 para o quarto; 2 para o quinto e 1 para o sexto colocado. A temporada teve 8 etapas, seis válidas pelo campeonato e duas como provas de apresentação.

  A cada corrida surgia um novo caminhão no grid e fora da pista pilotos querendo entrar na categoria. Um dos problemas era a preparação do veículo e ninguém melhor do que o próprio Aurélio para realizar esta tarefa. Todos os trucks da categoria sempre foram e ainda são montados por ele ou sob sua supervisão. Para isso, ele conta com um grande aliado, seu profundo conhecimento de caminhão.

Em 5 de outubro de 1997, a categoria estreou em São Paulo, onde quase quatro anos antes havia apenas um caminhão de corrida para servir de amostra. Desta vez cerca de 50 mil pessoas superlotam as arquibancadas do autódromo. Era a grande sensação do automobilismo, digno do grande público que o acompanhava, e como resultado começou a sentir os efeitos da falta de estrutura dos autódromos do país para eventos de tal porte, ao ponto de a organização ter de fazer manutenção na estrutura de alguns circuitos para poder receber seu público.
Fonte: Revista o Carreteiro Racing


Translate again



Calendário 2009

08/Março - Guaporél (RS)
Fórmula Truck Realizada

26/Abril - Fortaleza (CE)
Fórmula Truck


17/Maio - Caruaru (PE)
Fórmula Truck


14/Junho - Goiânia (GO)
Fórmula Truck


19/Julho - São Paulo (SP)
Fórmula Truck


16/Agosto - Londrina (PR)
Fórmula Truck


20/Setembro - Argentina - (AR)
Fórmula Truck


25/Outubro - Sta Cruz do Sul (RS)
Fórmula Truck


15/Novembro - Curitiba (PR)
Fórmula Truck


13/Dezembro - Brasília (DF)
Fórmula Truck


Maiores detalhes no site Oficial da Fórmula Truck:


www.formulatruck.com.br

UmShowNasPistas.Com.Br © 2003 Desiged By Johnny Comercial Todos os Direitos Resevados